Testando: 2014

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Vasco - Gigante da Colina



Club de Regatas Vasco da Gama ComC • MHM3 é uma agremiação sociopoliesportiva brasileira com sede na cidade do Rio de Janeiro. Foi fundada em 21 de agosto de 1898 por um grupo de remadores que, inspirados nas celebrações do quarto centenário da descoberta do caminho marítimo para as Índias, ocorrida em 1498, batizaram a nova agremiação com o nome do heroico português que alcançara tal feito, o navegador Vasco da Gama. Apesar de ter sido fundado como um "Clube de Regatas", consagrando-se no Remo um dos maiores campeões do país, o Vasco da Gama ainda abrange outras modalidades como atletismo, vôlei de praia, basquete, futebol de areia, dentre outros, tendo como esporte mais tradicional atualmente, o futebol. As cores do Vasco guardam forte significação, o preto remete aos mares desconhecidos do oriente, desbravados por Vasco da Gama, enquanto que o branco da faixa diagonal refere-se à rota descoberta pelo almirante. Além disso, estas são cores se encaixam na ideia de uma comunhão de etnias (já que foi o primeiro clube do Brasil a lutar contra preconceitos raciais e sociais), tendo sido o primeiro na história dos clubes esportivos do Brasil a ter elegido um presidente "não-branco" (em 1904, numa época em que o racismo era prática comum no esporte, os vascaínos tiveram a honra de conduzir o mulato Cândido José de Araújo ao degrau mais alto do clube4 ). A cruz, principal símbolo, tem forte aspecto religioso, porque a Ordem Militar de Cristo era ao mesmo tempo religiosa e guerreira.5
É o único clube carioca bicampeão em torneios intercontinentais (1953 e 1957)6 7 sendo neste ultimo, o primeiro e único clube não-europeu a derrotar um campeão da Copa dos Campeões da UEFA8 desde o 1º título (Real Madrid, 13/06/1956) até a criação da Copa Intercontinental, em 1960,9 o que ocorreu na final do Torneio Internacional de Paris de 195710 11 12 (final entre o campeão europeu e a equipe considerada a melhor da América do Sul),13 14 15 16 em uma apresentação que encantou o público e a imprensa francesa,17 18 prestigiando o Vasco e o futebol brasileiro frente ao público europeu19 20 e mundial. É também o único clube do Rio de Janeiro bicampeão sul-americano, em 1948 (neste caso, reconhecido pela CONMEBOL como o primeiro clube campeão sul-americano21 , em status equivalente ao da Copa Libertadores da América, tendo o Vasco participado da Supercopa dos Campeões da Libertadores em função do seu título de 194822 23 24 ) e em 1998 (Copa Libertadores da América, conquistada no ano do centenário). Conquistou ainda quatro Campeonatos Brasileirosem 197419891997 e 2000, uma Copa do Brasil em 2011, vinte e dois Campeonatos Estaduais e diversos torneios nacionais e internacionais.
O Vasco da Gama ainda detém dentre o seu plantel de ídolos, os maiores artilheiros do Campeonato Brasileiro de futebol de todos os tempos, tendo como Roberto Dinamite, o maior, com a marca de 190 gols, seguidos deRomário e Edmundo, com 154 e 153 gols respectivamente25 .
Segundo estudo feito pela Pluri Stochos Pesquisas e Licenciamento Esportivo em 2013, o Vasco possui a quarta maior torcida do Brasil, com 5% dos entrevistados. A vantagem do Vasco, de 0,1 ponto percentual, é apenas numérica; como está dentro da margem de erro de 0,68 p.p., Vasco e Palmeiras estão, na verdade, empatados tecnicamente em 4º lugar entre as torcidas.26 Em 2 de Julho de 2007, o então governador do Rio de Janeiro,Sérgio Cabral Filho, sancionou o projeto de lei nº 5.052, que criou o Dia do Vasco, data comemorativa que homenageia à fundação do clube e comemorada por sua grande torcida.

Botafogo - Estrela Solitária



No dia 1º de julho de 1894, nascia na praia de Botafogo o CLUB DE REGATAS BOTAFOGO. O clube ganhou esse nome em homenagem à enseada do bairro onde competiam os seus barcos. A sede era em um casarão, demolido, no sul da praia de Botafogo, encostado ao Morro do Pasmado, onde hoje termina a Avenida Pasteur. Em 1899, surgiu uma lenda nas águas da Baía de Guanabara, a embarcação botafoguense Diva, que venceu todas as 22 regatas que disputou, sagrando-se campeã carioca.

O Club de Regatas Botafogo foi o primeiro clube carioca campeão brasileiro de alguma modalidade esportiva: de remo, em campeonato realizado no Rio de Janeiro em outubro de 1902, com a vitória do atleta Antônio Mendes de Oliveira Castro, que anos mais tarde viria a se tornar presidente do clube.

Os fundadores do Club de Regatas Botafogo: Alberto Lisboa da Cunha, Arnaldo Pereira Braga, Arthur Galvão, Augusto Martins, Carlos de Souza Freire, Eduardo Fonseca, Frederico Lorena, Henrique Jacutinga, João Penaforte, João Teixeira, José Maria Dias Braga, Julio Kreisler, Julio Ribas Junior, Luís Fonseca Quintanilha Jordão, Oscar Lisboa da Cunha e Paulo Ernesto de Azevedo.

Botafogo Football Club

Jogadores e fundadores, em 1904No ano de 1904, surgia no bairro de Botafogo um novo clube de futebol, o Electro Club, primeiro nome dado ao Botafogo Football Club. A associação nasceu de uma conversa entre dois amigos durante uma aula. Flávio Ramos e Emmanuel Sodré estudavam no colégio Alfredo Gomes e, durante uma aula de álgebra, nascia a primeira ideia de fundar um clube, através de um bilhete passado por Flávio a Emmanuel, que dizia: "O Ithamar tem um clube de football na Rua Martins Ferreira. Vamos fundar outro no Largo dos Leões? Podemos falar aos Werneck, ao Arthur César, ao Vicente e ao Jacques". E assim tudo começou.

Esse bilhete foi interceptado pelo professor de matemática, general Júlio Noronha, que advertiu não ser aquele o momento mais apropriado para conversas daquele tipo, ressaltando, porém, que apoiava qualquer ideia relativa à prática de esportes. Estava dado então o primeiro passo para o nascimento do Glorioso".

Naquela mesma noite, Flávio Ramos conversou com Octávio Werneck, na Rua Voluntários da Pátria, e o convidou para criarem o novo clube. Finalmente, na tarde de 12 de agosto de 1904, o clube seria formado por um grupo de colegiais com idades entre 14 e 15 anos, no chalé de um velho casarão em ruínas da Rua Conselheiro Gonzaga, esquina da Rua Humaitá com Largo dos Leões, gentilmente cedido aos garotos por Dona Chiquitota, avó materna de Flávio, grande amiga e verdadeira mãe do clube que estava nascendo."

Os meninos, que residiam no bairro de Botafogo, reuniram-se com os outros amigos em um casarão no Largo dos Leões para fundar o Electro Club. Esse foi o primeiro nome dado ao Botafogo, pois os meninos decidiram cobrar mensalidade e acharam um talão de um extinto clube com esse nome, que resolveram então adotar. Mas o Electro Club só durou até o dia 18 de setembro, quando foi feita outra reunião na casa da avó de Flávio, Dona Chiquitota, que se assustou ao saber o nome do clube e então argumentou: "Ora, morando onde vocês moram, o clube só pode se chamar Botafogo", aconselhou Dona Chiquitota. E assim foi feito. O clube então passou a se chamar Botafogo Football Club.

O primeiro amistoso ocorreu no dia 2 de outubro de 1904, contra o Football and Athletic Club, na Tijuca: derrota por 3 x 0. A primeira vitória viria no segundo jogo, em 21 de maio de 1905, sobre o Petropolitano, 1 a 0, gol de Flávio Ramos. Em 1906, o time participou do primeiro Campeonato Carioca. No ano seguinte, terminou empatado com o Fluminense, sagrando-se campeão, em título reconhecido apenas em 1996.

O primeiro Campeonato Carioca conquistado e comemorado imediatamente após o apito final foi em 1910. Com uma campanha irrepreensível, marcada por sete goleadas, o clube não apenas foi campeão como ganhou o apelido de Glorioso. Dois anos mais tarde, novo título carioca.

Na década de 30, outra época gloriosa. O time conquistou o tetracampeonato carioca, de 1932 a 1935, feito inédito no Rio de Janeiro. Assim nascia o Botafogo Football Club, que depois de trinta e oito anos de existência uniu-se ao outro Botafogo, o de Regatas, dando início ao Botafogo de futebol e Regatas.

Fundadores: Álvaro Werneck, Arthur Cesar de Andrade, Augusto Paranhos Fontenele, Basílio Viana Junior, Carlos Bastos Neto, Emanuel de Almeida Sodré, Eurico Viveiros de Castro, Flávio da Silva Ramos, Jacques Raimundo Ferreira da Silva, Lourival Costa, Octávio Werneck, Vicente Licínio Cardoso.

Botafogo de Futebol e Regatas

O Botafogo de Futebol e Regatas nasceu oficialmente no dia 8 de dezembro de 1942, como resultado da fusão de dois clubes com o mesmo nome: o Club de Regatas Botafogo e o Botafogo Football Club. Os dois clubes tinham suas sedes no bairro de Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, e se uniram depois de um triste fato.

No dia 11 de junho de 1942, os dois clubes disputavam uma partida de basquete pelo Campeonato Estadual e o jogador Albano, do Botafogo F.C., durante o intervalo, caiu em quadra, vítima de um ataque fulminante. A partida foi interrompida a dez minutos do final, quando o placar marcava CRB 21x 23 BFC. O corpo de Albano saiu da sede de General Severiano e, quando passava em frente ao Mourisco Mar, o então presidente do C.R.Botafogo, Augusto Frederico Schimidt, disse: "Comunico nesta hora a Albano que a sua última partida resultou numa nítida vitória. O tempo que resta do jogo interrompido os nossos jogadores não isputarão mais". O então presidente do Botafogo Football Club, Eduardo Góis Trindade, respondeu: "Nas disputas entre os nossos clubes só pode haver um vencedor, o Botafogo!" Schimidt então selou a fusão: "O que mais é preciso para que os nossos dois clubes sejam um só?".

Com a fusão foram feitas apenas três alterações: a bandeira perdeu o escudo das letras entrelaçadas do BFC e ganhou a estrela solitária do Clube de Regatas Botafogo; a equipe passou a usar calções pretos e a bandeira ganhou um retângulo preto, com uma estrela branca ao alto. Nos anos 30, durante a cisão entre amadores e profissionais, o Botafogo conquistou o único tetra do Campeonato Carioca, representado por quatro estrelas acima do escudo na camisa. Atualmente, porém, o Botafogo não utiliza mais essas estrelas complementares, deixando apenas a do escudo e fazendo valer o apelido de Estrela Solitária.

O primeiro título veio seis anos depois, em 1948, com Carlito Rocha como dirigente e o cachorro Biriba como mascote, derrotando em General Severiano o lendário Expresso da Vitória, do Vasco da Gama. Os anos que se seguiram foram marcados por vitórias e ídolos. Em 1957, o título carioca foi conquistado com uma histórica goleada por 6 a 2 sobre o Fluminense. O time alvinegro reuniu craques como Garrincha, Nilton Santos, Didi, Quarentinha, Amarildo, Paulo Valentim e Zagallo, conquistando três Campeonatos Estaduais, três Rio-São Paulo e servindo de base para a Seleção Brasileira que conquistou as Copas do Mundo em 1958 e 1962. Outro time glorioso foi o de 1967-1968, que conquistou o bicampeonato carioca e a Taça Brasil.

A volta dos títulos começou em 21 de junho de 1989, na histórica vitória de 1 x 0 sobre o Flamengo, quebrando o jejum de 20 anos com uma campanha invicta. No ano seguinte veio o bi, em 1993 a Copa Conmebol e, em 1995, o Campeonato Brasileiro, comandado por Túlio, Gonçalves e Donizete, entre outros. No mesmo ano, o clube voltou para a antiga sede, onde a torcida comemorou a Taça Guanabara (com 100% de aproveitamento) e o Campeonato Estadual de 1997. Para completar a década, o tetracampeonato do Rio-São Paulo em 1998. Como nada é fácil para o Botafogo, o clube voltou a passar por dificuldades. A maior delas foi a queda para a Segunda Divisão em 2002. No ano seguinte, entretanto, abraçado por sua torcida, o time garantiu o acesso. Em reconstrução, o Botafogo conquistou o Carioca em 2006 e chegou a três finais consecutivas nos anos seguintes. Em 2010, o Botafogo ganhou o Campeonato Carioca de forma histórica, arrancando de uma goleada por 6 a 0 para o Vasco para a conquista das Taças Guanabara e Rio e do Estadual, sem necessidade de final. No jogo decisivo, uma vitória por 2 a 1 sobre o Flamengo, com cavadinha de Loco Abreu e Jefferson defendendo pênalti de Adriano.

Em 2013, o Botafogo voltou a conquistar o Campeonato Carioca de forma irrepreensível. O time venceu a Taça Guanabara e a Taça Rio, levando o título por antecipação. Para tornar o ano ainda melhor, o clube se sagrou campeão de terra e mar, ao alcançar o êxito também no Campeonato Carioca de Remo.

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Rio - Cidade Maravilhosa



Cidade Maravilhosa

História

Rio de Janeiro, capital do estado homônimo, é a segunda maior metrópole do Brasil, situada no Sudeste do país. Cidade brasileira mais conhecida no exterior,10 11 maior rota do turismo internacional no Brasil12 e principal destino turístico na América Latina e em todo Hemisfério Sul,12 a capital fluminense funciona como um "espelho", ou "retrato" nacional, seja positiva ou negativamente. Atualmente, o Rio de Janeiro é a segunda maior cidade do país, depois de São Paulo. É também conhecida por Cidade Maravilhosa, e aquele que nela nasce é chamado de carioca. Em #Botafogo#, a paisagem urbana da cidade foi considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.13 14

É um dos principais centros econômicos, culturais e financeiros do país, sendo internacionalmente conhecida por diversos ícones culturais e paisagísticos, como o Pão de Açúcar, o morro do Corcovado com a estátua do Cristo Redentor, as praias dos bairros de Copacabana, Ipanema e Barra da Tijuca (entre outros), o Estádio do Maracanã, o Estádio Olímpico João Havelange, o bairro boêmio da Lapa e seus arcos, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, as florestas da Tijuca e da Pedra Branca, a Quinta da Boa Vista, a Biblioteca Nacional, a ilha de Paquetá, o réveillon de Copacabana, o carnaval carioca, a Bossa Nova e o samba.

Representa o segundo maior PIB do país15 (e o 30º maior do mundo16 ), estimado em cerca de 140 bilhões de reais (IBGE/2007),9 e é sede das duas maiores empresas brasileiras - a Petrobras e a Vale, e das principais companhias de petróleo e telefonia do Brasil, além do maior conglomerado de empresas de mídia e comunicações da América Latina, as Organizações Globo.17 Contemplado por grande número de universidades e institutos, é o segundo maior polo de pesquisa e desenvolvimento do Brasil, responsável por 19% da produção científica nacional, segundo dados de #Tijuca#. Destaque para a Universidade Federal do Rio de Janeiro que publicou 5 952 artigos entre 1998 e 2002.18 Rio de Janeiro é considerada uma cidade global beta - pelo inventário de #Copacabana# da Universidade de Loughborough (GaWC).

Foi a capital do Brasil de 1763 a #Iraja#, quando o governo transferiu-se para a recém-construída Brasília. Sendo, sucessivamente, capital do Estado do Brasil (1621-1815) - uma colônia do império ultramarino português - de 1763 até 1815, depois do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves (1815-1822), do Império do Brasil (1822-1889) e da República dos Estados Unidos do Brasil (1889-1968) até 1960, em decorrência da fundação de Brasília, no mesmo ano, ocorrendo a transferência do governo para a última. Em 1968, já com a capital brasileira sendo Brasília, o Estado brasileiro tomou o nome de República Federativa do Brasil, sua denominação oficial até hoje.

Fluminense - Time de Guerreiros



Tricolor

História

Quando Oscar Alfredo Cox fundou o Fluminense Football Club em 21 de julho de 1902, numa casa localizada no número 51 da Rua Marquês de Abrantes, no bairro do Flamengo, não poderia imaginar que um clube marcado pela aristocracia logo cairia no gosto popular. Desde os seus primórdios, o Tricolor teve, entre seus sócios e frequentadores, representantes das famílias mais tradicionais do Rio de Janeiro. Há várias décadas, o clube se mantém entre as 12 maiores torcidas de um país com tamanho continental. A sua sede em estilo neoclássico, situada no bairro Laranjeiras, é famosa. O Fluminense foi a primeira associação fundada para a prática do futebol que prosperou no Estado do Rio de Janeiro, sendo também o decano dos grandes clubes brasileiros, inspirando a criação de vários clubes de futebol com o seu nome no Brasil e no exterior.3 Tem atualmente em sua camisa as cores encarnado, branco e verde. As cores originais do time eram o branco e o cinza, esse padrão inicial durou apenas alguns anos, como será explicado a seguir. Em 15 de julho de 1904, após leitura de carta de Oscar Cox e Mário Rocha, enviada da Inglaterra, na Assembleia Geral Extraordinária, o Fluminense trocou a camisa anterior, de cor cinza e branco, pela tricolor, devido à impossibilidade de conseguir tecido na cor cinza, porque ele existia em pouca quantidade no mercado. Então foram sugeridas as cores encarnado, branco e verde, a indicação foi posta em votação e aceita de imediato. A equipe que conquistou o primeiro Campeonato Carioca, em 1906. Apesar dos inúmeros serviços prestados ao esporte e à cultura do país, foram as grandes conquistas nos gramados que alçaram o Fluminense à lista de um dos clubes mais populares do Brasil. Quando o futebol ainda engatinhava no país, o clube consolidou sua condição de elite esportiva com o tetracampeonato estadual 1906-1909, alcançando o tricampeonato em 1917-1919, época em que o futebol do eixo Rio-São Paulo começava a atrair públicos relevantes. O Fluminense se desprendeu da condição de ser um clube apenas da elite a partir da primeira metade da década de 1920, quando o futebol brasileiro finalmente penetrou na cultura das camadas mais populares da sociedade, tendo sido um dos baluartes na luta pela profissionalização dos jogadores em 1933, deixando de restringir a prática do futebol aos associados ou aos falsos amadores de alguns clubes, que praticavam o então chamado "profissionalismo marrom".4 5 6 Ainda na década de 1920, o Fluminense foi considerado entidade de utilidade pública federal pelo Decreto 5 044, de 28 de outubro de 1926, conforme publicado no Diário Oficial da União de 10 de novembro de 1926, tendo conquistado a sua primeira taça internacional em 1928: a Taça Vulcain. Destaca-se, entre as glórias tricolores, a conquista da Taça Olímpica, honraria atribuída pelo Comitê Olímpico Internacional ao Fluminense em 1949, por ser o clube um modelo de organização desportiva para todo o mundo. Somente o Fluminense, como clube polidesportivo, possui esse título, o que o torna único no cenário esportivo mundial neste quesito, dividindo esta honraria com países, federações esportivas e comitês olímpicos, entre outros. Taças da Copa Rio 1952 e de 3 dos 4 Campeonatos Brasileiros (1970-1984-2010) na antiga Sala de Troféus, quando em reforma. Em 1952, quando a população ainda lamentava a perda da Copa do Mundo de 1950, o Fluminense elevou a autoestima do povo carioca, conquistando no Maracanã a Copa Rio, embrião da atual Copa do Mundo de Clubes da FIFA. Com Castilho, Píndaro, Bigode, Telê e vários outros, contando com o exponencial Zezé Moreira no comando, o tricolor passou por Sporting, Grasshoppers, Peñarol, Austria Vienna, e ao vencer o Corinthians na final, conquistou essa importante taça para o Brasil. Por ter sido o clube que mais conquistou títulos estaduais no Rio de Janeiro no século XX, o Fluminense ostenta o título honorífico de Campeão Carioca do século XX. Em 2005, o Tricolor se tornou o primeiro clube do eixo RJ-SP a conquistar 30 títulos estaduais, sem levar em consideração o título carioca extra de 1941. Entre suas maiores glórias no futebol estão a Copa Rio de 1952, competição mundial na época, as 4 conquistas nacionais em 1970, 1984, 2010 e 2012,7 além da Copa do Brasil de 2007 e os Torneios Rio-São Paulo de 1957 e de 1960, quando estes eram os campeonatos mais competitivos do Brasil. Taça da Copa do Brasil de 2007. O Fluminense é o quinto clube que mais jogadores cedeu à Seleção Brasileira de Futebol em Copas do Mundo, com trinta e uma convocações, tendo tido um total de 91 jogadores apenas considerando-se os que atuaram em jogos oficiais da Seleção Brasileira principal, ou 96, considerando os que atuaram em jogos contra clubes, combinados ou seleções regionais, isso sem considerar a destacada contribuição tricolor para as seleções olímpicas (23 jogadores cedidos) ou pan-americanas (25 jogadores cedidos), números estes que não incluem outros jogadores que tenham participado de amistosos, torneios preparatórios ou competições seletivas por essas seleções.8 Foi o seu Estádio das Laranjeiras a primeira sede desta seleção, onde ela permaneceu invicta em 18 jogos disputados entre 1914 e 1932, e onde conquistou os seus dois primeiros títulos relevantes, as edições da Copa América de 1919 e 1922.9 Também no primeiro título internacional relevante conquistado pela Seleção Brasileira no exterior, o Campeonato Pan-Americano de 1952 disputado no Chile, apenas dois anos após a traumática perda da Copa do Mundo de 1950, o Fluminense contribuiu com o seu técnico Zezé Moreira e com os jogadores Castilho, Pinheiro e Didi, titulares nas cinco partidas disputadas pela seleção canarinho, além de Bigode, no mesmo ano em que o Flu conquistaria a Copa Rio, tendo sido ainda representado por seus atletas em treze copas do mundo, fora os atletas e treinadores formados no Fluminense que serviram a Seleção após terem saído do Tricolor, entre os quais se destacam nomes como Telê Santana e Carlos Alberto Parreira, sem contar João Havelange, torcedor, ex-atleta e presidente de honra do Fluminense, que presidiria ainda a CBD e a FIFA. Até o final da temporada de 2013, o time principal já tinha 2.781 vitórias, 1.246 empates, 1.348 derrotas, feito 10.796 gols e sofrido 6.614 em 5.375 jogos,10 O Fluminense disputou um total de 387 partidas contra clubes, seleções ou combinados estrangeiros, com 207 vitórias, 88 empates, 92 derrotas, 799 gols pró e 493 gols contra11 tendo sido vice-campeão da Copa Libertadores da América em 2008 e da Copa Sul-Americana em 2009. A Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro aprovou em 12 de maio de 2007 o Decreto Oficial que cria o Dia do Fluminense e dos Tricolores, que é comemorado no dia 21 de julho, data de aniversário do clube. No âmbito estadual o Dia do Fluminense é comemorado em 12 de novembro, de acordo com a Lei nº 5094 de 27 de setembro de 2007.12

Flamengo - O mais querido do Brasil



Nação Rubro-negra

História

O Clube de Regatas do Flamengo (mais conhecido simplesmente como Flamengo, e popularmente pelos apelidos de Mengo, Mengão e Fla) é uma agremiação poliesportiva brasileira com sede na cidade do Rio de Janeiro. O clube foi fundado para disputas de remo em 17 de novembro de 1895.6 Hoje é um dos clubes mais bem-sucedidos no futebol brasileiro e é o clube mais conhecido e popular em todo o Brasil, tendo a maior torcida de futebol do mundo com cerca de 39,1 milhões de torcedores.7 Foi fundado no bairro de mesmo nome,8 mudando-se para o bairro da Lagoa na primeira metade do século XX.9 10 Apesar de ter sido fundado como um "clube de regatas" o esporte mais tradicional no Flamengo é o futebol. Único clube carioca campeão da Copa Intercontinental, é também a equipe mais vitoriosa do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro, com 33 títulos. Além do remo e do futebol outra modalidade de destaque no Rubro-negro Carioca é o basquetebol, onde a equipe masculina é quatro vezes campeã nacional,11 campeã sul-americana em 2009 e campeã da Liga das Américas em 2014.12 A agremiação foi eleita, numa pesquisa feita pela FIFA, como o nono maior clube do século XX, segundo maior do Brasil e quarto maior das Américas.13 Já o ranking da Confederação Brasileira de Futebol coloca o Flamengo atualmente em terceiro lugar, com 14 976 pontos.5 Sua atuação no futebol iniciou-se em 1912.14 Suas maiores glórias neste esporte são a Copa Intercontinental 15 16 17 e a Copa Libertadores, ambas conseguidas em 1981,18 19 20 na equipe que contava com nomes como o técnico Paulo César Carpegiani e os jogadores Júnior, Adílio, Tita e liderados por Zico, considerado o maior ídolo da história do clube.21 Detém o recorde de maior vencedor do Campeonato Carioca de Futebol com 32 títulos, sendo conquistado em cinco oportunidades o tricampeonato estadual.22 Em 26 de julho de 2009 tornou-se o primeiro clube a atingir a marca de mil jogos na Primeira divisão do Campeonato Brasileiro.23 24 Junto ao Botafogo de Futebol e Regatas detém a maior sequência invicta do futebol brasileiro com 52 partidas em 1979.25 O próprio Botafogo, além do Fluminense Football Club e do Club de Regatas Vasco da Gama, são os grandes rivais esportivos do time ao longo da história. É o time com maior número de torcedores do Brasil, como indicam pesquisas do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística26 e Datafolha.27 Estima-se ter uma torcida entre 33 e 40 milhões de torcedores só no país. É o detentor da segunda página mais curtida das Américas entre clubes de futebol na maior rede social do mundo, o Facebook, sendo superado apenas pelo Corinthians, além de ser o primeiro com maior quantidade de curtidas no que diz respeito às demais páginas não oficiais referentes ao clube espalhadas nesta mesma rede social.28 Em 9 de março de 2007, foi sancionada pelo governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho, a Lei Estadual 4 998/2007, instituindo o "Dia do Flamengo", festejado no estado em 17 de novembro, data da fundação do clube.29 Também em 2007 o prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Cesar Maia, tombou a Torcida do Flamengo como Patrimônio Cultural da Cidade, por promover espetáculos de alegria no estádio do Maracanã e em diversos estádios, instituindo também, em 17 de outubro de 2007, o Dia do Flamenguista, comemorado em 28 de outubro, mesmo dia do padroeiro do Flamengo, São Judas Tadeu.30 De acordo com a empresa BDO RCS Auditores Independentes, a marca do clube é a segunda de maior valor no Brasil, ultrapassando a casa de 1 bilhão de reais, superando o São Paulo (com 879 milhões) e ficando distante do Corinthians (com 1,2 bilhão).31